Você sabe o que é o atum?

Os atuns são peixes grandes que vivem em quase todos os oceanos. Eles pertencem à mesma família do peixe chamado cavala. O atum é um dos alimentos mais populares que vêm do mar. A maior parte dos atuns pescados é industrializada e vendida em latas.

Existem sete diferentes espécies de atum: atum-azul, albacora, atum-amarelo, atum-de-olho-grande, atum-negro, atum-do-índico e atum-do-sul. O bonito-listrado é parente dessas espécies, mas pertence a outro grupo de peixes.

O atum tem corpo comprido e roliço. Normalmente, é mais escuro nas costas e prateado no ventre. Algumas espécies apresentam manchas ou listras. Ao contrário de outros tipos de peixes, o atum consegue manter a temperatura do corpo mais quente do que a da água que o rodeia.

A maioria das espécies de atum mede cerca de 90 centímetros de comprimento. O atum-azul pode atingir 4 metros de comprimento e pesar até 800 quilos.

O atum viaja em grandes grupos, chamados cardumes. Algumas espécies nadam grandes distâncias. O atum se alimenta de outros peixes, entre eles o arenque, a savelha e a cavala. Algumas espécies também comem pequenos invertebrados, como lulas. Vários tipos de atum voltam para as águas em que nasceram para procriar.